Você está prestes a mergulhar no universo dos imóveis e se depara com uma enxurrada de termos técnicos? Não se preocupe! Preparamos um glossário completo para te ajudar a entender o mercado imobiliário de forma descomplicada. Aqui, você vai encontrar definições claras e exemplos práticos para cada termo, facilitando sua jornada na compra ou venda de um imóvel. Vamos começar?
O que é?: Instituição financeira responsável pela concessão de financiamentos imobiliários. Pode ser pública ou privada e deve ter autorização do Banco Central.
Exemplo: Se você decide financiar a compra da sua casa com o Banco Bradesco, o Bradesco é o seu agente financeiro.
O que é?: É a garantia que o imóvel oferece ao credor até que a dívida seja quitada. O comprador tem a posse direta, mas o imóvel fica como garantia para o banco.
Exemplo: Se você financia um apartamento, o banco detém a alienação fiduciária até que todas as parcelas sejam pagas. Enquanto isso, você pode morar no imóvel normalmente.
O que é?: Registro mantido pelas prefeituras com informações sobre todos os imóveis da cidade.
Exemplo: Ao comprar um imóvel, você precisa atualizar o cadastro para refletir a nova propriedade no registro municipal.
O que é?: Documento que representa o valor disponível para a compra de um imóvel, fornecido por uma instituição financeira.
Exemplo: Ao ser aprovado para um financiamento, você recebe uma carta de crédito do banco que pode ser usada para comprar seu novo lar.
O que é?: Órgão onde são feitos os registros formais de todos os imóveis de uma região.
Exemplo: Após a compra de um imóvel, você deve registrar a escritura no Cartório de Registro de Imóveis para garantir a transferência oficial de propriedade.
O que é?: Onde é formalizada a transação de compra e venda com uma Escritura de Compra e Venda.
Exemplo: Quando você compra um imóvel à vista, a transação é formalizada em um Cartório de Notas para garantir a legalidade e segurança do negócio.
O que é?: Documento que atesta a inexistência de débitos ou ações judiciais contra uma pessoa ou imóvel.
Exemplo: Antes de comprar um imóvel, você deve obter a CND do vendedor para garantir que o bem não possui pendências legais.
O que é?: Contrato preliminar que garante a intenção de compra e venda do imóvel.
Exemplo: Quando você e o vendedor concordam com os termos da transação, um CCV é assinado para assegurar que ambas as partes estão comprometidas com o negócio.
O que é?: Modalidade de compra de imóveis onde um grupo de pessoas contribui com parcelas fixas e, periodicamente, um membro é sorteado para adquirir o imóvel.
Exemplo: Você participa de um consórcio e, após alguns meses, é sorteado e pode usar o crédito para comprar sua casa dos sonhos.
O que é?: Documento que especifica o preço, prazo e condições da transação entre comprador e vendedor.
Exemplo: Ao fechar a compra de um imóvel, você e o vendedor assinam um contrato que detalha todas as condições acordadas.
O que é?: Profissional que intermedeia a compra e venda de imóveis, ajudando a encontrar o imóvel certo e facilitando as negociações.
Exemplo: Você decide comprar um apartamento e contrata um corretor para ajudar a encontrar o imóvel ideal e negociar as melhores condições.
O que é?: Documento legal que formaliza a transferência de propriedade do imóvel, sendo necessário registro no Cartório de Registro de Imóveis.
Exemplo: Depois de assinar a escritura em um Cartório de Notas, você deve registrar a escritura no Cartório de Registro de Imóveis para que a transação seja oficializada.
O que é?: Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que pode ser utilizado para financiar a compra de um imóvel.
Exemplo: Você usa o saldo do seu FGTS para dar entrada em um financiamento e reduzir o valor das parcelas do seu novo imóvel.
O que é?: Empréstimo concedido por uma instituição financeira para a compra de um imóvel, podendo ser feito via SFH ou SFI.
Exemplo: Você opta por um financiamento imobiliário pelo SFH para comprar uma casa, com parcelas que se ajustam ao seu orçamento.
O que é?: Documento emitido pelo órgão municipal que certifica que o imóvel está pronto para ser habitado.
Exemplo: Antes de mudar para seu novo apartamento, o construtor deve fornecer o Habite-se para garantir que o imóvel atende às normas de habitabilidade.
O que é?: Imóvel vendido antes de sua construção ser concluída, baseado em plantas e projeções arquitetônicas.
Exemplo: Você compra um apartamento na planta e, após alguns anos de espera, recebe as chaves do imóvel concluído.
O que é?: Índice usado para reajustar o valor de imóveis em construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Exemplo: Ao comprar um imóvel na planta, o valor pode ser ajustado de acordo com o INCC até a conclusão da construção.
O que é?: Imposto cobrado pelo município no momento da transação de compra e venda de um imóvel.
Exemplo: Quando você compra uma casa, paga o ITBI ao município como parte do processo de transferência de propriedade.
O que é?: Programa do Governo Federal para financiar a compra de imóveis para famílias com renda bruta de até R$ 7 mil.
Exemplo: Você se enquadra no programa e usa o financiamento do Minha Casa, Minha Vida para adquirir um imóvel novo com condições facilitadas.
O que é?: Empréstimo com o imóvel como garantia, permitindo ao proprietário obter uma quantia em dinheiro com base no valor do bem.
Exemplo: Você refinancia seu imóvel para obter dinheiro para um projeto pessoal, mantendo o imóvel como garantia do empréstimo.
O que é?: Valor restante a ser pago em uma dívida, ajustado conforme juros e índices estabelecidos no contrato.
Exemplo: Após vários pagamentos de um financiamento, você consulta o saldo devedor para saber o valor final que falta quitar.
O que é?: Programa de financiamento habitacional com condições reguladas pelo Governo Federal, incluindo o uso de FGTS.
Exemplo: Você usa o SFH para financiar a compra de sua casa, aproveitando juros mais baixos e a possibilidade de usar recursos do FGTS.
O que é?: Sistema que engloba tipos de financiamento imobiliário que não seguem as regras rígidas do SFH, com condições definidas pelos agentes financeiros.
Exemplo: Para imóveis acima do valor máximo do SFH, você pode optar pelo SFI, que oferece condições mais flexíveis.
O que é?: Estimativa do valor do imóvel feita pela Prefeitura com base em suas características e localização.
Exemplo: O valor venal do seu imóvel é utilizado para calcular o IPTU e pode influenciar na negociação de venda.
Quer entender mais sobre o mercado imobiliário e como essas informações podem te ajudar na compra ou venda do seu imóvel? Entre em contato com a equipe da Pegada Imóveis hoje mesmo! Estamos aqui para guiar você em cada passo da sua jornada imobiliária.